12 tratamentos caseiros para sarar a dor de garganta

PRECISANDO MUDAR SUA VIDA FINANCEIRA?

A dor de garganta é uma das dores piores que costumam vir acompanhadas da gripe. É comum que não consigamos nos alimentar corretamente e nem mesmo beber agua, no entanto como não é nenhuma doença com fator de risco, pode ser tratada em casa com algumas dicas, segue comigo e conheça 12 formas caseiras para sarar a dor de garganta.

No entanto, é claro que se em alguns casos em que a dor seja muito debilitante, possua características mais serias, como quando apresenta sangue, deve-se procurar um médico para que ele receite o melhor tratamento.

Porém se for uma dor corriqueira, essas dicas podem te ajudar e muito.

Portanto segue comigo e veja alguns tratamentos caseiros que podem estar tratando e aliviando as dores de garganta;

Mel

Não importa se ele é tomado puro, ou misturado em chás, pois o mel é um ótimo alimento que possui propriedades anti-inflamatórias capazes de auxiliar na desinflamação da garganta e ainda proporcionar alivio instantâneo, pois reveste a superfície de contato da inflamação. Seus efeitos são melhores a noite.

Vinagre de maçã – dor de garganta

Possui efeitos microbianos que combatem a infecção devido à natureza acida do vinagre de maça.

Ainda devido a sua acidez, pode ajudar a quebrar o muco na garganta e ajudar a impedir que as bactérias se espalhem.

Para isso, basta acrescentar uma ou duas colheres de vinagre em um copo com agua e realizar gargarejos por pelo menos duas vezes por hora.

Depois tome um gole da mistura e muita agua entre as sessões de gargarejo.

Alho

O também é conhecido por possuir propriedades antibacterianas naturais, além de combater infecções devido ao seu composto de alicina.

Adicionar o alho fresco em suas refeições, pode contribuir com a prevenção de resfriados e dores de garganta.

O chá de alho pode ser bem eficiente contra a dor de garganta e uma opção bem fácil de preparar e apesar de estranho, não possui um gosto ruim.

Pimenta caiena – dor de garganta

Essa pimenta é conhecida por servir de analgésico, pois contem em seu composto uma substancia com nome de capsaicina, que bloqueia os receptores de dor.

Uma boa sugestão para o consumo da pimenta é com água morna e mel.

Vale lembrar que essa não é uma boa opção para o caso de se ter feridas abertas na boca, além de não abusar na quantidade, pois pode resultar em alguns problemas gástricos.  

Agua salgada

O gargarejo com agua salgada pode contribuir muito com a dor de garganta. Isso porque o sal ajuda a matar as bactérias que causam a dor de garganta, além de quebrar as secreções.

Basta misturar meia colher de chá de sal em um copo cheio com agua morna e realizar os gargarejos a cada 3 horas para reduzir o inchaço e manter a garganta limpa.

Chá de camomila – dor de garganta

O chá de camomila é conhecido por ser relaxante e proporcionar um efeito calmante em nosso organismo.

Para a garganta, ele possui propriedades adstringentes, anti-inflamatória e antioxidante.

Além disso trabalha direto no sistema imunológico para acabar com a infecção causadora da dor.

Hortelã

Possui propriedades anti-inflamatórias, antivirais e antibacterianas. Conhecida por refrescar a respiração, a hortelã pode ser bem utilizada em forma de spray para combater a dor de garganta e a tosse.

Além de proporcionar uma respiração melhor, no caso de nariz entupido.

Bicarbonato de sódio – dor de garganta

O gargarejo com agua e sal pode ser potencializado com a adição de bicabornato de sódio e aliviar ainda mais o desconforto.

Por fim, essa mistura pode matar bactérias e prevenir o crescimento de fungos. Para a mistura, uma xicara de agua morna, ¼ de colher de bicabornato de sódio e 1/8 de colher de chá de sal. O gargarejo é cada 3 horas.  

Feno-grego

Esse alimento possui muitos benefícios para a saúde e pode ser utilizado de várias maneiras: seja no consumo das sementes, no chá e uso do óleo tópico.

É um ótimo tratamento natural, pois possui muitas propriedades tais como; anti-inflamatório, antifúngico e antibacteriano. Deve ser evitado por gestantes.

Raiz de alcaçuz – dor de garganta

É usada desde muito tempo para tratar as dores de garganta, segundo especialistas essa raiz deve ser fervida em agua e utilizada para fazer gargarejos.

Gravidas e lactantes devem evitar a raiz.

Casca de romã

O chá da casca de romã é uma ótima opção para quem está sofrendo com dores de garganta e por esse motivo é que ele pode ser uma boa opção, além de ser bem fácil de encontra.

Para o chá, basta ferver somente as cascas com a agua, depois de morno, basta fazer gargarejos ou beber se o gosto for suportável.

Olmo escorregadio – dor de garganta

Esta raiz quando umedecida em agua quente, apresenta uma substância semelhante a um gel, que consumido, cria uma camada protetora na garganta.

Além disso, as pastilhas podem ser bem uteis também para a melhora da dor de garganta. Para preparar, basta despejar agua fervendo sobre essa casca em pó e depois mexer e beber.

Por fim essas foram as receitas que te ajudará a aliviar a dor de garganta enquanto trata a infecção. No caso de necessidade, procure um médico para indicar o remédio correto.

Tratamento caseiro que faz SUMIR as Acnes do seu rosto!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe