Aprenda a fechar uma empresa em alguns passos

PRECISANDO MUDAR SUA VIDA FINANCEIRA?

Na mesma velocidade que muitas empresas e microempresas tem aberto nos últimos tempos, tem-se fechado muitas outras também, por motivos variados que faz com que o empresário deixe de dar andamento para o seu negócio. No entanto, como a fase de abrir passou, quais são os processos para fechar? Neste artigo, aprenda a fechar uma empresa em alguns passos!

No entanto em alguns casos o empresário legaliza tudo em sua empresa e isso não se trata somente de fechar o estabelecimento e pronto, fechou! São necessários alguns passos para encerrar todos os assuntos jurídicos que tendem a ser um tanto burocrático, porém que são fundamentais para não comprometer seu nome e também regularizar todos os processos de fechamento da empresa.

Fechamento da empresa, confira como encerrar as atividades

O fechamento da empresa pode ocorrer de diversas maneiras, como crise econômica que afeta diretamente a microempresa, endividamento do empresário, falta de clientes e até mesmo por determinação judicial. No entanto é importante enfatizar que uma empresa se deve também passar por um processo de fechamento para o caso de estar mudando suas funções comerciais como por exemplo: sair de uma empresa de costura para uma de alimentos.

É importante também que o empresário tenha determinado metas para que seu negócio possa dar certo, caso isso não ocorra desde o início em uma empresa as chances de queda são grandes, por esse motivo a empresa pode fechar também por falta de foco do próprio administrador.

Apesar da notícia triste do fechamento da empresa, ainda tem uma notícia boa para o fechamento ser agilizado, pois o governo federou criou um programa que torna todo o processo bem simples e também, ele é chamado de Sistema Nacional de Baixa Integrada de Empresas. Contudo o empresário não precisa apresentar mais uma certidão negativa para concluir a baixa no cadastro nacional de pessoa jurídica.

Veja agora o passo a passo para fechar uma empresa

Veja agora que é necessário para estar encerando as funções de sua empresa de maneira definitiva:

Distrato social

A primeira coisa a se fazer é encerrar os contratos de sociedade caso a empresa esteja marcada como uma empresa de regime de sociedade.

Depois disso serão determinadas a que bens cabe a cada um para que desse modo o processo todo em si fique justo para ambos os sócios. Portanto é importante estar de acordo de que são necessários que os sócios partilhem dos bens cabíveis da empresa. É claro que essa clausula é somente necessária em caso de haver uma sociedade na empresa.

Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS)

A segunda etapa é analisar os procedimentos do FGTS. Portanto é importante estar fazendo uma consulta online, para saber se sua empresa tem estado correta a respeito do FGTS e se possui o certificado que comprove isso.

Impostos (ISS e ICMS)

No entanto se a empresa paga impostos municipais, você terá que buscar saber sobre isso também, que no caso é o imposto sobre serviço (ISS), que vale para qualquer natureza. Esse imposto pode ser solicitado na secretaria de finanças e da prefeitura da cidade onde se encontra o estabelecimento.

Agora se a empresa contribui com impostos sobre a circulação de mercadoria e serviços (ICMS) então terá que tratar com o estado para resolvendo sua situação. Contudo a baixa pode ser feita na secretaria da fazenda.

Junta comercial

Portanto depois de correr atrás dessas situações anteriores então será a vez de levar tudo para a junta comercial e protocolar o pedido de extinção da sociedade empresaria.

No entanto no caso da microempresa são dispensadas quaisquer apresentações de documentos de quitação, regularidade, a existência de debito, e as empresas sucursais e filiais também.

CNPJ / Empresa

Contudo o último passo é resolver a questão do CNPJ. Para realizar essa etapa é necessário entrar no Programa de Coleta Online, que é da Receita Federal. Ele gera a solicitação do cancelamento do CNPJ sendo um documento básico que deve ser assinado e levado até o local indicado pelo sistema.

Por fim no caso do microempreendedor basta estar acessando o site no portal do empreendedor. O procedimento é simples e sem custo. Tudo pode ser feito pela internet, no site do empreendedor, dispensando burocracia. 

Confira agora vagas de empregos disponíveis!

Peça online

Santander 5.0

Peça online

Americanas 3.8

Peça online

Nubank 4.9

Peça online

Banco do Brasil 3.3

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe