Aprenda agora o que é inflação e tire suas dúvidas

PRECISANDO MUDAR SUA VIDA FINANCEIRA?

Quando paramos para ver televisão e no jornal os jornalistas já começam falando de inflação que subiu, abaixou e essas de palavras que nós sabemos que nos afeta e mesmo assim desconhecemos totalmente o que elas realmente significam e qual o valor delas para nossa vida? Pois é por esse motivo que eu quero que me acompanhe e descubra agora o que é inflação.

O que é inflação?

A melhor maneira e mais rápida para responder essa questão é sem dúvidas pensar em alguns anos atrás quando tudo era mais barato; por exemplo quando com 100 reais podia-se fazer compras muito boas no supermercado e hoje em dia com os mesmos 100 reais mal dá para se comprar alguns itens. Contudo o dinheiro é o mesmo, porém o poder de compra está muito mais limitado.

Eu mesmo me lembro muito bem quando eu era mais jovem, e no mercado as coisas eram tudo muito barato, como por exemplo; eu me lembro por exemplo, que uma lata de óleo era 0,99 centavos e hoje em dia dependendo dos mercados pode chegar até uns 5 reais.

Contudo é claro que a inflação não está somente no supermercado, mas como é o lugar em que mais conseguimos ver a mudança de preço nas coisas é o melhor exemplo a ser dado. E o aumento da inflação, significa perca de poder de compra.

A inflação na prática 

A inflação interfere nos preços gerais das coisas e isso quer dizer que, no caso de súbita valorização de um produto é bem provável que estejamos falando de algum fator determinante para aquilo acontecer como o preço do feijão aumentar por causa de más colheitas. No entanto a inflação é quando tudo amenta, como por exemplo o café, o feijão, o etanol e por aí vai, tudo ao mesmo tempo.

Portanto a inflação interfere em tudo em nossa vida, pois quanto mais ela cresce, menos o nosso dinheiro vale. Por esse motivo é importante estar sabendo a quantas andas a nossa inflação para que até mesmo alguns investimentos sejam melhores calculados com base na inflação do país.

Governo

O Governo não libera dinheiro por aí a torto e direito, pois com muito dinheiro circulando no país as pessoas começaram a consumir muito mais do que o normal, logo muitos produtos começaram a ficar em falta no supermercado e isso quer dizer que os comerciantes começaram a aumentar o preço de seus produtos. O governo sabe disso e usa como meio de controlar os gastos da população.

O nosso país gera muito dinheiro e por esse motivo as coisas aumentam seu valor, no entanto em decorrência de péssimos governantes as coisas sobem ainda mais e o ritmo não acompanha o nosso bolso, e por isso temos que diminuir os itens da nossa listinha de compra.

Mas afinal de contas, a inflação é ruim?

Depende de como ela tem sido empregada, isso porque quando empregada corretamente, certamente é possível fazer com que o povo tenha um controle de compras e de certa forma o preço se equilibra no mercado. No entanto, quando mal-empregada, como tem acontecido em nosso país, o aumento da inflação tem se tornado uma tragédia pois o ritmo não tem acompanhado o bolso e por esse motivo estamos vendo um país cheio de devedores.

Por fim não deixe de comentar suas dúvidas e sugestões para que dessa forma você possa estar ajudando o blog a se desenvolver ainda mais em conteúdo de qualidade.

CLT ou PJ? Descubra qual a melhor forma de trabalhar!

Peça online

Santander 5.0

Peça online

Americanas 3.8

Peça online

Nubank 4.9

Peça online

Banco do Brasil 3.3

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe