Cabelos brancos causados por estresse

PRECISANDO MUDAR SUA VIDA FINANCEIRA?

Entenda de uma vez por todas os motivos de surgirem os cabelos brancos antes da hora em meio a seus cabelos. Estresse: realmente pode deixar os cabelos brancos.

‘’Fulano me deixou de cabelos brancos! ’’ Ou ‘’vou ficar de cabelos brancos se continuar assim’’. Já ouviu frases desse tipo? Muitas pessoas relacionam os fios brancos com estresse excessivo, mas isso é verdade? A resposta é sim e entenda o porquê!

Cientistas intrigados com os ditos populares decidiram iniciar uma pesquisa a respeito disso, afinal são muitas as afirmações que o estresse branqueava os cabelos ou causava problemas de pele.

Depois de um tempo de pesquisa foi possível tirar as conclusões e elas são surpreendentes, acompanhe comigo.

Pesquisa sobre os cabelos brancos

Um estudo realizado pela Harvard juntamente com a faculdade de medicina de Ribeirão Preto da universidade de São Paulo (FMRP – USP) publicaram nesta quarta-feira 22, na revista ‘’nature’’. Com informações complementares do portal do ‘’G1’’.

Nessa pesquisa foi possível descobrir uma ligação entre o sistema nervoso e as células tronco do bulbo capilar, que é justamente responsável pela pigmentação dos cabelos.

Utilizando ratos de laboratório, foi possível perceber a mudança da coloração dos pelos dos ratos. Esses ratos foram submetidos a dois dias de estresse constante.

Cerca de quatro semanas depois os mesmos ratos apresentavam diversos pelos brancos espalhados no corpo, devido a apenas dois dias de estresse. Explicou um dos pesquisadores que teria estudado esses tipos de fenômenos.

A explicação sobre os cabelos brancos

A explicação do especialista foi que: quando estamos sob estresse excessivo, é acionado o nosso sistema sintático, conhecido como ‘’sistema de luta e fuga’’, responsável por aumentar o fluxo de sangue nos músculos ou aumentar os batimentos cardíacos quando estamos relativamente estressados. Explica os especialistas.

De acordo com outro pesquisador, a base do nosso bulbo capilar, possui células tronco responsáveis por dar a pigmentação ao nosso cabelo.

Portanto, quando nosso sistema de luta e fuga é acionado em decorrência do estresse, ele libera noradrenalina, o que afeta as células tronco e acaba por prejudicar a produção da pigmentação capilar.

Apesar dos ratos terem sidos submetidos a estresse muito grande, um dos pesquisadores afirmou que não precisa de muito estresse para ganhar fios brancos.

Não importa a intensidade do estresse, apenas irá mudar a quantidade de fios brancos que irão aparecer, sendo assim, muito estresse, muitos fios, pouco estresse, poucos fios.

A confirmação

Com essa confirmação, foi possível descobrir um pouco sobre como o sistema nervoso regula as células-tronco, é claro que para mais afirmações é preciso ainda mais pesquisas para se ter certeza.

No entanto, foi possível descobrir que os neurônios podem controlar as células tronco e suas funções e capacidades.

A próxima parte da pesquisa será feita para entender como os nossos tecidos mudam sob o estresse, para que dessa forma seja possível encontrar um tratamento para interromper os impactos que o estresse oferece a saúde.

No entanto, ainda há muito o que ser analisado e são necessários ainda mais testes.

Contudo, outra informação importante é que, os ratos além de apresentarem pelos brancos, também apresentavam manchas brancas na pele.

Isso quer dizer que o estresse pode também desenvolver manchas na pele.

Portanto, é importante se manter longe de situações estressantes se possível.   

Por fim, as pesquisas não acabaram e ainda tentarão encontrar repostas sobre o estresse em relação ao envelhecimento do cabelo e da pele.

Além de outras reações que podemos ter ao passar por estresse de maneira constante.

Portanto, é sempre muito importante se manter informados a respeito dessas questões para que dessa forma você esteja sempre informado sobre esses assuntos que se diz respeito ao nosso corpo e saúde.

Descubra agora como eliminar caspas!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe