Qual a melhor forma de trabalho: CLT ou PJ

PRECISANDO MUDAR SUA VIDA FINANCEIRA?

Trabalhar por carteira assinada ou tentar o meu próprio negócio? Essa tem sido a pergunta que muitas pessoas têm feito para si mesmo. Neste artigo eu quero que as dúvidas te deixem em paz e você, portanto veja qual a melhor forma de trabalho: CLT ou PJ.

Se pararmos para pensar em qual a melhor maneira de ganhar ficamos em duvidas, isso porque pensamos ‘’com CLT é possível ter uma renda fixa na qual podemos estar juntando uma certa quantia todo mês, de maneira garantida’’ ‘’se eu investir no meu próprio negócio, posso ficar rico se der certo’’ bom são duas questões que realmente nos deixam em cima do muro e por esse motivo é importante estar analisando corretamente os prós e contras que ambos possuem.

CLT ou PJ

As duas maneiras CLT e PJ são bem distintas uma da outra e é por esse motivo que muitas pessoas tendem a ficar tão pensativas a respeito e nunca chegam a uma conclusão de qual é a melhor maneira para ganhar dinheiro e viver sua vida bem.

No entanto é importante estar tomando uma posição para que não perca tempo de investimento, afinal a hora urge. Neste artigo eu quero estar apresentando a você o lado bom e o lado ruim de cada uma e depois tire suas conclusões a respeito de qual você pode estar ganhando dinheiro o suficiente para sua você.

CLT

Trabalhar de carteira assinada é um sonho para muitos, isso porque é uma maneira de estar se sentido seguro e com estabilidade. Isso porque a CLT oferece muitas maneiras de proteger o trabalhador e também porque possui inúmeras vantagens. No entanto nem tudo são flores e por esse motivo é bom considerar tudo:

Vantagens CLT

  • Registro de carteira – salario físico e experiência registrada
  • 13° salario – bônus de final de ano
  • Férias remuneradas
  • FGTS (fundo de garantia por tempo de trabalho)
  • Vale transporte
  • Vale alimentação
  • Aviso prévio
  • Seguro desemprego
  • Entre outros benefícios

Essas entre outras vantagens da CLT que te asseguram uma vida tranquila, portanto se você não pretende ter problemas e prefere a segurança essa é a melhor opção.

Desvantagens CLT sobre PJ

A maior desvantagem da CLT é que você viverá a vida toda realizando o sonho do seu patrão e não terá tempo para investir em algo seu pois trabalhará por cerca de 8 horas por dia. Outra coisa que também pode-se considerar é que são descontados do salário em média uns 20%, em INSS, imposto de renda, entre outros descontos.

Outra coisa também é que se o funcionário pede demissão seu FGTS fica retido. Além de não usar o dinheiro, cerca de 40% correspondente a multa rescisória, para o caso de pedir as contas.

Há o risco de ser demitido e ficar a ver navios, mesmo que tenha tantos direitos ainda sim ficar sem rumo é algo totalmente conflituoso em nossa vida financeira.

PJ

Este é o momento de analisar a situação de uma pessoa jurídica, uma PJ. Como a CLT muitas pessoas possuem o sonho de largar tudo e tentar a vida ao lado do seu próprio negócio, pois essa é a maneira mais plausível de se tornar rico, e quem não deseja ser rico não é mesmo? Porém nada é um mar de rosas, essa é uma opção de risco para pessoas despreparadas.

Vantagens PJ

As vantagens de ser dono do próprio negócio é que você pode estar fazendo tudo conforme você achar melhor. Além disso pode tornar os horários flexíveis para poder tirar mais tempo para se profissionalizar na área em que está atuando. Além disso com desempenho é possível se tornar o padrão e ser um funcionário. Contudo outra vantagem é que você pode estar fazendo sua aposentadoria no MEI e também depositar parte de seu dinheiro no tesouro que rende mais que o FGTS.

Desvantagens PJ sobre CLT

As maiores desvantagens de se trabalhar por conta é que tudo depende de você, as contas e as despesas da empresa. Não tem fundo de garantia, nem direito a aposentadoria. Como resultado, pode conferir outras desvantagens são que as férias não são remuneradas e é necessário trabalhar muito para obter sucesso, além de que não há seguro nenhum para o caso de doenças. Portanto se você tem medo de arriscar talvez ser dono do próprio negócio não seja uma boa.

CLT ou PJ, qual é melhor?

Por fim, basta você estar analisando todas as propostas (CLT ou PJ) e decidindo qual combina mais com você, para que dessa forma você esteja fazendo a escolha certa de modo que não se arrependa depois. Portanto não deixe de comentar em caso de dúvidas, também deixe suas sugestões para que dessa forma o blog sempre cresça em conteúdo de qualidade.

Confira já as vagas de jovem aprendiz!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe