Educação infantil financeira é bom

PRECISANDO MUDAR SUA VIDA FINANCEIRA?

Se tem uma coisa que nós falhamos e muito é com a gestão das nossas finanças, não generalizando, mas quando se trata de saber gastar dinheiro muitas pessoas reprovam, o dinheiro que muitas vezes é gasto somente, poderia ser revertido em investimentos em educação, principalmente na educação infantil financeira, isso faria que a criança já crescesse com uma consciência mais plena sobre finanças, mas, nem todos pensam assim, porque isso acontece? Isso acontece por não termos tido um aprendizado sobre gestão financeira desde cedo, usando métodos é claro de fácil compreensão. Portanto neste artigo quero responder a seguinte pergunta ‘’educação financeira infantil é bom? ’’.

Quando somos crianças possuímos uma capacidade maior de absorver tudo o que aprendemos, e é nessa época que devemos começar a incentivar nossos filhos a começar a ter um uma boa educação financeira para que dessa forma já cresçam entendendo a importância de saber utilizar os recursos financeiros que temos.

Criança com dinheiro na mão, supostamente mostrando os resultados da educação infantil financeira em sua vida!

Dicas importantes sobre educação infantil

Muitos pais acreditam que comentar sobre dinheiro com os filhos pode ser algo ruim, tratando o dinheiro como assunto de adulto. No entanto pensar dessa forma fará com que seu filho seja uma pessoa que possui uma má relação referente ao dinheiro e por esse motivo que ao ficar mais velho não terá disciplina com o que ganha, isso por exemplo acontece com a maioria dos brasileiros.

Dinheiro é uma palavra que deve ser bem colocada diante de uma criança, referir-se a ele como algo que pode fazer muito por nós, só que, no entanto, é algo trabalhoso para conseguir e que para realizar as vontades é necessário saber utiliza-lo.

Momento certo para aplicar a educação infantil

A presença do dinheiro pode começar a partir dos seis anos de idade, onde a criança já pode começar a ter um pouco mais de acesso ao manuseio das cédulas e moedas para que dessa forma ele entenda como funciona a troca do dinheiro por bens ou serviços prestados, portanto comece a incentivar seu filho desde já.  

Mãe e filha juntas estudando, como podemos ver no post, a educação infantil financeira pode ser realizada a partir dos 6 anos de idade!

Incentive a criança a guardar dinheiro

Dar de presente um cofrinho para a criança e incentiva-la a guardar dinheiro é uma boa opção para fazer com que seu filho aprenda desde cedo a poupar seus recursos para ter dinheiro quando for necessário. Se o habito começa desde bem cedo é bem provável que ele a leve para a vida toda.

Não dê dinheiro de graça

Crianças não tem que de maneira nenhuma ganhar dinheiro de graça. Portanto quando seu filho pedir um dinheiro, peça para ele fazer alguma tarefa para merecer aquele dinheiro. Seja limpar um móvel, pegar o lixo de algum lugar ou até mesmo limpar seus próprios brinquedos, fazendo isso a criança aprenderá que dinheiro tem um certo grau de dificuldade para se conseguir.

Ensine-o a anotar tudo desde sempre

criança com um lápis, pensando nas anotações futuras

Outra coisa muito importante e muitas das pessoas esquecem de ensinar os seus filhos, é sobre anotar tudo o que for gasto para depois não se perder com o que gastou. Contudo esse habito tem que ser prioridade pois ele aprendera a anotar tudo o que for fazer e dessa forma terá um controle maior sobre as coisas com que ele terá que gastar, e isso o acompanhará até a faze adulta.

Seja o exemplo

Pais dando exemplo a seus filhos, todos estudando juntos!

É importante que você seja um bom exemplo de prosperidade para o seu filho , pois dessa ele aprenderá muito mais com as atitudes dos pais. Por exemplo a criança irá entender de forma clara de como agir com o dinheiro e não somente a teoria de como utiliza-lo. Por isso é importante que você se examine antes de querer ensinar algo para o seu filho.

Portanto as informações sobre a importância de ensinar as crianças a manusear o dinheiro desde cedo foram essas, e espero que possa estar educando seu filho para ser uma pessoa que sabe administrar o próprio dinheiro desde cedo.

Contudo não deixe de comentar sobre o que achou do artigo e aproveite para deixar uma sugestão para novos posts que você gostaria de ver por aqui, afinal sua participação é muito importante para o crescimento do blog.

Leia também, sinais de que você está em um relacionamento abusivo!

Um comentário em “Educação infantil financeira é bom

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe
%d blogueiros gostam disto: