Fazer jejum pode causar danos a nossa saúde

PRECISANDO MUDAR SUA VIDA FINANCEIRA?

Embora a pratica de o jejum ser bem comum e perder peso rapidamente, especialistas afirmar que jejuar pode ter efeitos colaterais ao nosso organismo. Entenda o porquê.

Não nenhum pouco incomum encontrar pessoas que estão realmente comprometidas a perder peso. E por esse motivo não poupam esforços quando o assunto é fazer certas dietas, sendo elas até mesmo radicais.

Para muitas pessoas se privar da alimentação é algo bem comum, no entanto, esse jejum apesar de realmente realizar a tão sonhada perda de peso, pode resultar em danos irreversíveis a saúde. Segundo um estudo feito por especialistas e pesquisadores.

As pesquisas feitas em laboratório, utilizaram ratos para verificar os efeitos que longas horas de jejum pode ocasionar a nossa saúde.

Além disso a pesquisa foi feita também em casos de jejum por muitas horas e alimentação exagerada para compensar o tempo sem comer.

O estudo sobre o jejum

Pode-se concluir que a pratica de jejuar, embora possa emagrecer de um primeiro momento, favorece o aparecimento de diabetes.

Isso ocorre porque, com a restrição alimentar o corpo é levado a acender um ‘’sinal de alerta’’ de que o corpo está precisando de comida.

Portanto, quando ocorre a ingestão de alimentos, o corpo realiza uma espécie de reserva para não ter que passar pelo mesmo transtorno.

Contudo, com o jejum o aparecimento da fome é muito mais frequente e por esse motivo é que toda a caloria perdida volta com toda a intensidade por causa da ingestão de calorias a mais devido a fome excessiva.

No final das contas, a pessoa acaba que por entrar no efeito sanfona, no qual ela emagrece e engorda de tempos em tempos. Esse efeito leva ao aparecimento de estrias e celulite, o que torna um problema ainda mais temido.

O que o jejum pode causar

Um dos estudos realizados em ratos foi feito pelo instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP e confirmou ideia de que o jejum causa efeitos negativos e variados do jejum de ratos.

Os efeitos que o jejum pode provocar são vários, mas em suma acontece o grande aumento de radicais livres e da secreção de insulina no pâncreas.

Além disso pode-se constatar que os animais em teste tiveram um aumento da dimensão do estomago, redução considerável de massa magra (massa muscular) e um grande aumento de gordura geral. Por fim também deu prejuízos ao crescimento sadio dos animais.

É importante lembrar que cada um possui suas uma característica diferente, pois cada qual carrega sua carga genética e uns aguentam ficar sem comer por mais tempo que outros. Por esse motivo é que a pessoa passe em um nutricionista e receba a dieta especializada para si.

Informações adicionais

A ausência de nutrientes por longos períodos de tempo, pode estar resultando em alterações no organismo, como por exemplo queda de cabelo e enfraquecimento das unhas, constipação intestinal, anemia, osteoporose, desidratação, atividade mental comprometida, dificuldade para se concentrar, irritação e ansiedade.

Em alguns casos e com orientação de um especialista o jejum é necessário. Como por exemplo antes de se consultar, antes de realizar uma cirurgia, recuperação de alguma doença. Além disso existem alguns motivos religiosos que adotam a pratica.

Por fim ao realizar uma dieta com o intuito de perder peso, é de suma importância consultar-se com um nutricionista. Para que ele possa estar avaliando qual é a melhor dieta que o seu corpo irá responder melhor e é claro, que te faça emagrecer com saúde.

Portanto, pense muito bem antes de começar a jejuar com o intuito de perder peso, pois pode acontecer de que o efeito não seja o esperado e até mesmo o contrário.

Sabia que Batata Frita pode te CEGAR? Confira AGORA!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe