Modelos para um currículo profissional

Buscar por emprego está bastante complicado nos últimos tempos, não acha? Existem hoje milhares de correntes querendo o mesmo que você, um trabalho. Pois bem, para que você consiga estar à frente dos demais candidatos é preciso estar bem preparado, no entanto, não basta somente ter estudado a vida toda e se formado na melhor universidade do país, tem que ter um currículo profissional, tem que ir além.

Solução

De nada vale isso tudo, se você não conseguir se comunicar com a empresa de fato, mas qual é a melhor maneira para que consiga expressar todas as suas qualidades, habilidade e motivações? Já pesou em como fazer isso? Somente através do seu currículo conseguirá demonstra suas habilidades, seus planos e o que quer para sua carreira profissional. Então vamos aprender a fazer um currículo simples, mas bastante profissionais.

O que é o conceito de currículo profissional?

Currículo  é nada mais nada menos que o resumo de sua vida acadêmica, entre outras coisas, a trajetória profissional que adquiriu em sua vida. Através desse documento você expressa todo seu esforço para chegar até onde chegou, mas com uma pitada de quero mais. Todo seu caminho e todas as motivações que te fizeram chegar aonde chegou, devem estar contidas nesse documento. Aliás, é o meio único que você terá para se comunicar com a empresa que está contratando, já pensou nisso?. Então, nada mais justo que fazer isso de maneira excelente, vamos lá!

Produzindo um bom currículo profissional

Devemos levar em consideração quatro palavras ao fazer nosso currículo que são: verdade, informação, eficiência e clareza. Contudo a palavra verdade está mais para ter senso de realidade. Jamais devemos mentir em nosso currículo, você não pode falar algo que não sabe e se prejudicar no futuro. Imagina se consegue a vaga, mas não desempenha a função, por não saber fazer, você não passará a credibilidade necessária e pode  ter sérios prejuízos em sua carreira. Vamos às outras três?

Informações

Informações são o básico para que um currículo fique bem feito. Você precisa montar um currículo com todas suas informações possíveis, sejam elas acadêmicas profissionais e experiências validas para sua carreira. As informações são a base para sua conquista da vaga, então capriche!

Eficiência

Esse atributo de eficiência é muito bom estar em seu currículo, de forma direta fale sobre como você é importante perante a vaga disponível. Esta é uma questão que surpreende o empregador, ele deve pensar “nossa este é o funcionário que a vaga precisa”. Você entendeu a importância de se mostrar eficiente?

Clareza

Como é preciso entender tudo que você colocou de informações em seu currículo, tente fazer isso de modo claro e simples. Os examinadores têm que ler inúmeros currículos por dia, se você complicar e deixá-lo confuso, é perigoso que ao não entenderem bem irão passar batido pelo seu. Não use palavras complexas demais, use a simplicidade e clareza não escrever as informações.  Confira os modelos abaixo.

Modelo de currículo simples

Cabeçalho

A seção do cabeçalho você deve colocar simplesmente informações básicas, como seu nome completo, endereço (sempre atualizado) e contatos (telefone e e-mail).Não é necessário colocar seu documentos.

Objetivo do currículo profissional

Essa seção é bastante especifica, você deve primeiramente se informar do cargo e declarar quais seus objetivos para com ele. Seja bem simplificado aqui, todavia serve só para indicar o porquê está enviando o currículo (atuar como vendedor na empresa).

Qualificações

Nas qualificações você expõe suas características, então, fale mais sobre você. Escreva sobre  seus talentos e habilidades, tanto para com as pessoas como no meio profissional. Aproveite bem essa seção e pode se gabar, mas lembre-se, sem mentiras. Não fale o que não sabe fazer para deixar suas qualidades mais brilhantes, seja 100% sincero e priorize suas habilidades perante a vaga. A empresa não quer saber de mais nada além do que, quais os papeis vai desempenhar de acordo com o trabalho que estão oferecendo a você.

Exemplo

  • Empresa: nome de todas as empresas que  trabalhou, mas coloque uma por vez e que cargo desempenhou em baixo. .
  • Cargo/Função:  se acaso teve mais de um cargo na mesma empresa, crie um novo bloco.
  • Período: a data de entrada e saída da empresa que trabalhou nesta empresa.
  • Breve descrição de cada função que desempenhou.

Atenção

Deixe esse espaço separado para falar sobre suas ultimas experiências profissionais, ou seja, onde trabalhou. Coloque o nome da empresa, cargo que desempenhava e o período que ficou contratado.

Idioma

Mencione aqui quais idiomas domina, além disso, não se esqueça de colocar o nível que estudou (básico, intermediário e fluente). Essa parte é bastante importante, então capriche nele, ainda mais para empresas multinacionais.

Informações complementares

Para finalizar seu currículo, coloque informações interessantes como se já fez intercâmbio, algum curso fora do Brasil, ou qualquer curso que está ou pretende fazer entre outras coisas mais.

Que fonte usar no currículo profissional?

Viu como é simples? O que devemos levar em consideração na hora de elaborar nosso currículo é expor as informações de maneira claras, como já citamos lá em cima em um dos primeiros tópicos do artigo. Não faça um currículo com letras coloridas ou uma fonte muito despojada, isso pode passar a impressão de imaturidade para o recrutador. Use as fontes certas, como: Arial, Times e Cambria para que seu currículo fique com aquela baita aparência de mais profissional ainda.

Finalizando

Leve em consideração todas as nossas dicas e monte um currículo profissional para ganhar essa vaga. Este foi um modelo de currículo básico que funciona e trará bastante sorte a sua procura por vagas, no entanto, Essas foram observações simples de como ajustar suas informações na hora de criar o currículo profissional. Você não pode esquecer-se de manter ele atualizado sempre, como por exemplo, mudou de endereço, atualize! Trocou o numero de telefone, atualize! Houve qualquer mudança faca o ajuste correto, para não perder as vagas.

Dicas imperdíveis para ir bem na Entrevista de Emprego!

1 comentário em “Modelos para um currículo profissional”

Deixe um comentário