Pong hau k’i: um jogo que melhora o raciocínio
Primeiramente já pensou em um jogo que estimula a memória e o raciocínio em qualquer idade? Se não conhece, apresento a vocês o Pong hau k’i: um jogo que melhora o raciocínio.
Entretanto, jogar desde sempre foi sinônimo de diversão e passatempo, isso porque as brincadeiras são tão divertidas que basicamente nos impulsionam a ficar horas sem perceber jogando.
Agora, imagine poder se divertir enquanto estimula o seu cérebro?
Pois bem, então conheça o Pong hau k’i um jogo chinês desenvolvido para desenvolver a mente e o raciocínio logico de crianças, jovens, adultos e idosos, sendo então um jogo para toda a família.
Além disso ser um jogo super fácil de conseguir é também uma boa oportunidade para manter as crianças distraídas por um bom tempo.
É importante, estar estimulando o cérebro desde cedo e depois de uma certa idade, pois dessa forma a percepção de diversas coisas, desenvolvimento da memória, estratégias para se livrar de situações conflituosas e ainda acumular conhecimento que é fundamental.
Portanto, venha comigo e aprenda como estar confeccionando o jogo e também as regras de como o negócio todo funciona. Venha comigo e aprenda em alguns passos:
Você vai precisar de:

- Papel sulfite, ou até mesmo algum outro papel que seja de fácil visualização e que possa estar servindo para o jogo.
- Caneta, lápis, giz ou qualquer outra coisa que permita desenhar no papel/ tabuleiro
- 4 peças para simular os peões, pode ser botões, bolinhas de papel, pedras ou feijões, veja o que fica melhor.
- Uma régua de preferência para desenhar no tabuleiro de maneira certinha.
Como preparar o jogo Pong hau k’i?

- Primeiramente, desenhe no tabuleiro com a ajuda de uma régua ou objeto reto que possa substituir.
- Basicamente o desenho é, um x com três lados conectados e um ponto no meio. Além disso, desenhe pontos em cada uma das intersecções dos desenhos.
- Posicione os peões como na foto e basta começar a jogar com a família toda.
- Para ficar justo, sorteiem quem irá começar o jogo.
- O jogo basicamente é assim: é preciso mover um peão de cada vez para os pontos que estejam vazios.
- O objetivo é bloquear o adversário para que ele não consiga se mover, enquanto você também tenta não ser bloqueado. Veja um exemplo;

Por meio dessa simples brincadeira, é possível estar estimulando muito a nossa capacidade de criar estratégias e sair vencedores.
Contudo, esse jogo é bem simples e pode ser ensinado até mesmo para crianças de até 4 anos, claro sempre com a supervisão de um adulto, pois os peões podem ser peças facilmente engolidas.
Primordialmente no caso de colocar jovens para jogar, tente aumentar o tempo para a vitória, para que dessa forma o jogo fique ainda mais emocionante e envolva os filhos maiores para a brincadeira.
Jogo de origem chinesa – Pong hau k’i

Como dito antes, esse é um jogo chinês, basicamente desenvolvido no Catão. Conhecido no mundo todo, é ainda mais comum em países como Coreia, Japão, Tailândia e Índia.
Aqui no ocidente o jogo ficou conhecido como ‘’horseshoe’’ ou ferradura de cavalo. Caracteriza sobre ser um jogo muito simples ou talvez o mais fácil do mundo.
Entretanto, o bloqueio lembra um pouco um jogo que crescemos jogando, ‘’o jogo da velha’’ onde basicamente impedimos o adversário de chegar de um ponto a outro.
O Pong hau k’i possui a mesma ideia, porém é necessário um tabuleiro para o mesmo, que pode ser improvisado.
Contudo, como basicamente é necessário apenas papel e caneta e uns peões que podem ser improvisados, esse jogo pode ser levado para qualquer lugar, dentro do bolso, da bolsa e até mesmo em carteiras.
Por fim, essas foram as informações sobre o jogo que você deveria saber, agora basicamente basta começar a jogar com a família e amigos.