Posso ter descontos no salário por causa de faltas

PRECISANDO MUDAR SUA VIDA FINANCEIRA?

É muito comum ver um funcionário faltando do trabalho e procurando maneiras para justificar as suas faltas, isso porque o medo maior é que esse dia venha descontado em sua folha de pagamento e isso possa afetar o seu salário. No entanto a pergunta é ‘’posso ter descontos em meu salário por causa de faltas? ’’

dúvidas

Pensando nisso é bem provável que você esteja pensado que sim, afinal uma falta no trabalho é algo que se deve ser descontado, no entanto isso pode acontecer em alguns casos, como também não ter descontos em outros casos, por esse motivo me acompanhe e descubra quais são seus direitos e quais são os direitos das empresas.

Quais casos eu posso estar faltando sem que haja descontos em minha folha de pagamento?

Estas são as situações em que um funcionário pode estar recebendo mesmo faltando trabalho, nestes casos são as chamadas faltas justificadas. Veja abaixo algumas delas.

Morte de parente

A pessoa tem direito a 2 dias de luto sem que seja descontado de sua folha de pagamento, no entanto a pessoa que morreu necessita ter os seguintes graus de parentesco com o trabalhador; cônjuge, avos, pais, filhos, netos, irmãos.

Casamento

casamento

Neste caso a pessoa tem três dias para curtir a nova vida como casado, portanto, o trabalhador pode estar recebendo mesmo que esteja faltando. Porém lembre-se que dura apenas três dias, mais que isso e é mais caro.

Nascimento do filho

Nascimento do filho

Em caso do nascimento do filho, o pai pode estar faltando até 5 dias sem que esteja sendo descontado de sua folha de pagamento. Portanto o pai da criança pode estar contribuindo com a esposa nos primeiros 5 dias. No entanto a esposa possui o direito de auxilio maternidade que pode durar até de 4 a 6 meses.

Doação de sangue não desconta do salário

Doação de sangue

Em de doação de sangue, o funcionário pode ficar um dia sem trabalhar e sem ter descontos em sua folha de pagamento. No entanto, é possível ter esse direito apenas uma vez por ano.

Em caso de provas também não é descontado do salário

Provas

Em caso de provas é permitido que a pessoa esteja faltando, para estar realizando provas e vestibulares. Pois essa ação entra como uma falta justificada.

Doenças

Em casos específicos de doença, pode estar se conseguindo até 15 dias sem trabalho e sem descontos na folha de pagamento. No entanto em caso mais sérios o funcionário pode estar recorrendo ao INSS.

Quanto tempo ser descontado do salário

No entanto no caso de faltas sem justificativa, o patrão pode estar descontando de seu funcionário os dias faltados. Além disso o patrão pode estar demitindo por justa causa o funcionário por causa de suas faltas sem causas justificadas. Portanto é importante que o funcionário esteja dando justificativas plausíveis, para que dessa forma não tenha seu pagamento descontado e também não seja demitido.

Contudo é importante estar ciente das perdas que você pode estar tendo em caso de faltas, pois elas também podem ser descontadas em suas férias, diminuindo o tempo que você terá para descansar. Portanto é importante que todo o lugar que estiver presente você esteja pegando um comprovante de que você estava lá. Por exemplo pegar atestado ao ir em um hospital ou a prova que fez no vestibular.

Contudo essas foram as informações que precisava saber sobre estar perdendo dias de trabalho e quando pode ou não estar sendo descontado de seu salário. Por fim, não deixe de estar comentando sobre o post e também deixando sua sugestão para novos artigos para que dessa forma seja possível fazer com que o blog esteja sempre crescendo em conteúdo.

É possível viver bem com 1 salário minimo? Confira!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe