Remédio para diabetes: uso indiscriminado para emagrecer

PRECISANDO MUDAR SUA VIDA FINANCEIRA?

Redes sociais incentivam uso de medicamento para diabetes do tipo II com a finalidade de perder peso rapidamente. Remédio para diabetes: uso indiscriminado para emagrecer.

Tudo começou depois de um novo medicamento, lançado no Brasil em 2019 afim de tratar o diabetes do tipo II se tornou alvo de compras ilegais, a fim de perder peso.

O pior de tudo isso é que, basicamente essas pessoas encontram as informações que precisam na internet, sem nenhum tipo de orientação médica, o que pode tornar um problema ainda maior.

Como dito anteriormente, o uso é incentivado em páginas do Facebook e WhatsApp, por pessoas que comentam a sua experiência de emagrecimento.

Alguns até consultam um endocrinologista, mas em geral, são baseados nestes relatos da internet e acaba fazendo igual. No entanto, é muito importante salientar que cada corpo reage de uma maneira.

Grupos nas redes sociais – Remédio para diabetes

De maneira discreta, o remédio é muito comentado em um grupo que já acumula mais de mil membros, utilizando o nome de Ozempic, o nome comercial do produto.

Neste grupo, há muitos relatos de pessoas que utilizam o remédio e mostram os resultados de perca de peso. Nestes grupos é possível até ver revendas acontecendo.

Os incentivos ocorrem de todas as maneiras, desde que a dieta melhorou muito, até de que não houve nenhuma reação devido ao consumo indiscriminado do medicamento.

No grupo, também trocam ideias sobre alimentação e outros meios para complementar o uso do medicamento para emagrecer.

No entanto, especialistas advertem para importância que se deve ter de consultar um médico, e que a automedicação pode ser muito prejudicial para a saúde.

Portanto, tomar o medicamento desenvolvido para tratar o diabetes pode ser uma opção perigosa para quem quer emagrecer.

Como funciona o medicamento semaglutida?

O medicamento é um análogo de hormônio GLP-1, que, entre diversos outros efeitos, aumenta a secreção de insulina, sendo fundamental para o tratamento da diabetes do tipo II.

Sendo que recebeu o registro da Anvisa em agosto de 2018, chegando ao mercado somente no ano seguinte.

Por que está sendo utilizado para emagrecer? – Remédio para diabetes

Apesar de não ter sido utilizado para esse fim, o hormônio GLP-1 presente no medicamento também tem a capacidade de retardar o esvaziamento do estomago, o que reduz o apetite e aumenta a sensação de saciedade. Fazendo com que a pessoa realmente emagreça.

Ele foi aprovado para o tratamento da obesidade?

A resposta é não. O remédio somente é prescrito a pessoas que possuem diabetes do tipo 2. Apesar que tenha mostrado seu poder emagrecedor, os estudos clínicos foram feitos somente com pacientes diabéticos.

Segundo estudos, o remédio pode proporcionar uma melhora na saúde do diabético, sendo que diminuiu o açúcar no sangue, reduziu os riscos de morte cardiovascular, enfarte não fatal e AVC não fatal.

Mesmo sem ser indicado para tratar a obesidade, ele pode ser destinado a esse fim?

Até pode, porém somente com a orientação de um especialista e com muita cautela. Os médicos até podem estar receitando um medicamento off label, sendo para fins diferentes dos prescritos na bula, no entanto, são necessárias muitas pesquisas e análise criteriosa do caso do paciente.

Como dito lá em cima, nem todos os corpos reagem ao medicamento da mesma forma.   

Quais os riscos e efeitos colaterais – Remédio para diabetes

O medicamento pode estar provocando reações adversas como enjoos, vômitos, diarreia, entre outros sintomas no aparelho digestivo.

Esse medicamento pode ser contraindicado para gestantes, lactantes, pessoas com problemas hepáticos ou no pâncreas, pessoas com algum tipo de tumor na região da tireoide ou histórico na família desse tipo de câncer.

A análise de riscos detalhada pode ser feita apenas por um médico.

Por fim, é importante que os medicamentos sejam criteriosamente analisados antes de serem consumidos, além de diversos efeitos, existem alergias que também podem piorar ainda mais com uso indevido do medicamento.

Ressaca pode ser curada com remédio caseiro! Descubra aqui receitas.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe