Renda Fixa e Renda Variável, qual a diferença!

PRECISANDO MUDAR SUA VIDA FINANCEIRA?

Qual é a melhor maneira de aplicar os recursos que possuo e qual a diferença entre renda fixa e renda variável? Essa é a pergunta que muitas pessoas fazem, muitos desejam ficarem ricos investindo seu capital em alguma ação.

As duas maneiras são muito distintas em algumas situações e por esse motivo é que deve levar em consideração nas duas possibilidades, renda fixa e renda variável, mesmo porque ambas podem gerar retornos incríveis. Contudo é importante estar conhecendo um pouco das duas para ver qual se aplica melhor para o seu perfil como investidor.

Pensando em te ajudar a escolher o que mais se aplica para você, eu irei dizer o que é cada uma para que você possa estar fazendo uma boa escolha e investindo o seu dinheiro de forma que o retorno seja bastante favorável com o passar do tempo.

Um desenho ilustrando ideias, supondo que ele está pensando em renda fixa e renda variável

O que é renda fixa

duas pessoas e um cofre, gráficos de renda fixa e renda variável

Na renda fixa você verá um retorno depois de um determinado tempo,porém o que será recebido já possui um valor definido, sendo que é como se fosse um empréstimo para o governo e que você estará vendo retorno depois de um tempo definido no qual o seu capital estará rendendo.

Como resultado é uma aposta segura pois garante que o investidor terá o seu dinheiro intacto mesmo que algo não dê certo com o empréstimo que fez, como por exemplo a instituição no qual o capital foi investido venha a falir ou quebrar. E esse dinheiro vai ficando lá como um empréstimo, apenas rendendo durante o ano.

É um investimento seguro, pois raramente alguma instituição na qual o dinheiro foi investido irá quebrar, por se tratar de um acordo direto com o governo, que por sinal é o que possui a maior instituição financeira de um país, e também mais forte em questão de uma possível queda.

O que é renda variável 

uma pessoa mostrando um gráfico

Ao contrário da renda fixa, a forma de investir da renda variável funciona de modo em que não há um valor estipulado para o investidor ao investir seu dinheiro. O mercado de ações é um bom exemplo para explicar melhor como funciona, pois, os valores dos ativos mudam constantemente e refletem em inúmeras variáveis financeiras.

Contudo ao comprar ações de uma companhia, o investidor torna-se sócio dela. Portanto o investidor verá seus lucros, com base no que a empresa vem gerando de lucro, por esse motivo é que essa não uma modalidade que investidores conservadores tendem a querer apostar seu capital.

Por esse motivo apostar nessa modalidade pode ser um tiro no escuro, mesmo porque você pode estar ganhando muito dinheiro com a empresa que deu certo, ou apenas perdendo dinheiro, pois a empresa não gerou o esperado.

Conclusão de renda fixa e variável

4 pessoas e alguns aparelhos eletrônicos

Portanto é possível ter uma base a respeito de cada uma e por esse motivo é importante que o investidor esteja analisando atentamente para não acabar se frustrando com os resultados, isso porque é uma mudança em tanto, a maneira de um investimento para o outro e como dito anteriormente, um investidor com perfil conservador, não iria ter o tipo de renda variável, visto que o mesmo tende a preferir uma renda fixa e segura ao aplicar seu dinheiro.

Já a renda variável é sem dúvidas o tipo de investimento que um investidor com perfil ousado já se lançaria de cabeça, não por se tratar de algo arriscado e sim por que se o investimento der certo como o esperado, a quantidade que o mesmo pode ganhar é incrível.

Conheça mais sobre o seu investimento

uma lupa, e gráficos de renda fixa e renda variável e um computador

Contudo não deixe de estar conhecendo um pouco mais sobre o seu perfil como investidor e comece a investir no que mais parecer viável para o seu perfil. Por outro lado, quando se trata de dinheiro é importante que você evite fazer negócios sem ter conhecimento a respeito do mesmo, para que assim você consiga alcançar seus objetivos.

Portanto é valido lembrar também que ambas as maneiras de rendimento do dinheiro investido podem te gerar muito, é claro que por um lado uma pode te dar prejuízo e por outro lado uma pode estacionar no tempo e consequentemente te render muito pouco. Por fim é importante estar de olhos bem abertos para que não haja nenhum investimento perdido nesta loucura de querer ficar rico sendo um investidor. Por fim basicamente foram essas as diferenças de cada tipo de renda, de maneira fácil de entender é claro. Contudo não deixe de estar participando nos comentários, sobre qual a melhor maneira de investir, além disso deixe também suas sugestões para novos artigos que gostaria de ver por aqui.

10 Dicas para Economizar no seu dia a dia!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe