Saiba como lidar com o CONSUMISMO

PRECISANDO MUDAR SUA VIDA FINANCEIRA?

Entenda o que é o consumismo, e saiba como estar lidando com esse hábito que tem levado milhares de pessoas a inadimplência.

Comprar coisas é desde muito tempo um método de sobrevivência do homem, isso porque basicamente tudo o que utilizamos necessita sem comprado. Seja com outros produtos ou moedas, comprar sempre esteve no cotidiano da maioria.

No entanto, e quando a população se descontrola? E o consumo comece a sair do controle?

Se está leigo no assunto, saiba que o consumismo é nada mais que o consumo descontrolado de coisas que muitas das vezes nem é essencial. Isso quer dizer que uma pessoa consumista tende a gastar até mesmo o que não pode, com coisas que simplesmente nem vão utilizar, mas que mesmo assim gastam seu dinheiro em nome do descontrole do consumo.

No mundo o aumento de produtos voltados para pessoas consumistas, tem crescido de maneira exponencial, tomando grande proporção no mercado de tecnologia e inovação.

Isso faz com que ainda mais pessoas entrem para esse mundo do consumo exagerado, e por esse motivo é que não tem sido fácil não cair em tentações de comprar algo novo, mas, que dá para ficar muito bem sem.

Consumismo

Não existe dificuldade nenhuma em encontrar uma pessoa consumista comprando coisas por aí, se você não conhece nenhuma, pode ser que seja você essa pessoa. O problema do consumismo surge quando ele comece a afetar a vida pessoa, como por exemplo, fazer compras exageradas no cartão de crédito e não ter como pagar, gastar o dinheiro de coisas importantes para comprar coisas sem necessidade.

Para pessoas com muito dinheiro talvez o consumo não seja algo tão desesperador, mas, para pessoas que não possuem a conta bancaria derramando dinheiro, a melhor coisa a se fazer é controlar essa compulsão de modo que não chegue a um estágio que possa ser mais que prejudicial.

No entanto, como perder esse habito de consumo exagerado? Neste artigo estarei dando dicas de como deixar de ser um consumista exagerado e passar a ser uma pessoa que saiba o seu limite e tenha controle em suas compras.

Portanto, fique comigo e entenda como estar fazendo isso de modo didático em algumas lições:

Liste as compras necessárias

É muito importante que no momento em que estiver com dinheiro em mãos, você logo de um jeito de preparar uma lista de gastos que são necessários. Seja com as despesas mensais de supermercado, contas primordiais de agua, luz, gás, entre outras. Depois de preparar essa lista, saia somente com o dinheiro necessário para pagar essas contas.

Ao fazer a lista, é possível calcular melhor as suas necessidades e basear o seu dinheiro nela, fica mais difícil fazer gastos quando se sabe que não vai sobrar muito. Portanto faça sempre uma lista, destinada a suas compras.

Evite sair com dinheiro – consumismo

Essa é uma das lições mais importantes quando se trata de ser uma pessoa consumista, isso porque as pessoas gastam tanto por estar com dinheiro em mãos. É claro que você não pode ficar completamente sem dinheiro, pelo menos para uma emergência deve-se ter algo na carteira.

Porém nada de andar por aí com tudo o que tem, pois dessa forma você estará evitando o gasto descontrolado com coisas que nem precisa. Portanto, deixe o cartão de crédito em casa e a maior parte do dinheiro também.

Faça um planejamento grande

Uma ótima maneira de não consumir com coisas supérfluas é fazendo um planejamento grande, seja ele comprar um móvel novo, fazer uma viagem dos sonhos ou qualquer outro projeto que você possa estar destinando o dinheiro do consumo nele.

Portanto, comece a focar em coisas grandes e fazer com que o seu plano de certo, de modo que ainda saiba se controlar com o consumismo, consumindo de maneira consciente.

Pense: necessidade ou vontade.

É muito importante pensar nisso antes de efetuar qualquer compra, veja se o que está comprando é algo que você precisa ou não e se eduque nesta questão, se questione e não compre se tal coisa não será de utilidade depois.

Definir a prioridade e identificar o que é consumo, é fundamental para que não haja um consumo desenfreado.

Comece a poupar

Seria muito bom se você começasse a sentir prazer em poupar dinheiro, pois dessa forma o dinheiro gasto com supérfluo poderia se tornar um bom dinheiro depois de um ano ou dois de economia.

Dessa forma seria uma maneira transformar o consumo em um prazer em fazer economias, pois todos os anos se teria uma boa quantia para comprar coisas maiores.

Por fim essas foram as dicas de como estar se livrando do consumo exagerado e deixar de ser uma pessoa consumista.

Lembrando, que se sentir necessidade para se livrar dessa compulsão, porém as dicas não forem suficientes, a melhor coisa a se fazer é procurar ajuda de um profissional.  

10 Dicas para Economizar diariamente!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe