Serotonina – conheça a importância

PRECISANDO MUDAR SUA VIDA FINANCEIRA?

A serotonina é um neurotransmissor muito importante em nossas vidas, isso porque ele contribui com o bom funcionamento de muitas funções em nosso organismo e nos traz muitos benefícios. Veja mais sobre essa substância:

O que é a serotonina

Serotonina

A serotonina é um neurotransmissor de muita importância para o nosso organismo, é uma substancia produzida no tronco encefálico, no núcleo da rafe. Definitivamente esse neurotransmissor é muito importante para diversas funções que o nosso organismo desempenha para o seu bom funcionamento.

Ela é responsável por nos proporcionar sensação de bem-estar e bom humor, assim, podendo ser fundamental para a prevenção e tratamento de muitas doenças. Veja alguns dos benefícios que a serotonina proporciona para o organismo:

Bom humor

Serotonina ajuda no bom humor

Como dito anteriormente a serotonina ajuda a melhorar o humor e ainda traz relaxamento. Entretanto, para muitas pessoas que sofrem de ansiedade o aumento dessa substancia no organismo pode ser fundamental para tratar tal distúrbio.

Contudo a serotonina tem sido muito eficaz para prevenção e tratamento da depressão, que é um distúrbio relacionado ao humor. Portanto ingerir alimentos que estimulem esse neurotransmissor pode ser muito importante para quem sofre de depressão.

Enxaqueca

Serotonina ajuda na enxaqueca

A enxaqueca tem sido tratada com a ajuda de antidepressivos que possuem receptores de serotonina, contudo, ela contribui para o envio de uma mensagem para o cérebro onde se situa as vias dolorosas e traz alivio para a dor de cabeça.

Afinal com isso traz disposição ao indivíduo e ainda permite que a dor quando crônica, demore mais tempo para se manifestar.

Serotonina ajuda na Saciedade

saciedade

A saciedade está fortemente ligada à nossa transmissão, que nos informa que estamos satisfeitos. No entanto a baixa em nossa transmissão pode nos afetar de forma que nos faça querer comer ainda mais, simultaneamente, a baixa em nosso transmissor ainda faz que consumamos ainda mais massas e doces para que possamos nos saciar. Contudo é importante o efeito da serotonina para regular essa atividade transmissora em nosso organismo, assim, fazendo com que não necessitemos tanto de alimentos calóricos para nos satisfazer.

TPM

Segundo alguns especialistas, a baixa transmissão de serotonina pode ser a responsável por causar a TPM e por esse motivo, definitivamente alguns suplementos que maximizem os efeitos da serotonina em nosso organismo pode contribuir muito com aqueles dias que deixam a mulher inconstante, pois hora está triste, depois feliz e ainda brava.

Uma mulher se mantendo calma

A TPM é horrível em diversas situações e pode trazer muitos desconfortos para a mulher. Contudo é de suma importância a serotonina que fará com que esse desconforto para a mulher e as demais pessoas ao seu redor, possam relaxar.   

Sono de qualidade  

sono de qualidade

A serotonina é responsável por deixar nosso cérebro em estado de alerta, posteriormente, por esse motivo pode trabalhar de duas maneiras na hora de regular o nosso sono a primeira é para a primeira fase do sono, chamada de fase lenta, onde o neurotransmissor trabalha como um relaxante. Entretanto, na segunda fase do sono, a serotonina é inibida para que dessa forma haja um maior descanso no corpo.

Alimentos que aumentam os níveis de serotonina

Existem alguns alimentos que podem auxiliar no aumento relativo dos níveis de serotonina no organismo e que você pode estar acrescentando em sua alimentação. Portanto veja quais alimentos proporcionam tais benefícios:

frutas
  • Frutas

Laranja, maçã, abacate, banana, melancia, limão e mamão.

  • Leite e iogurte desnatado
  • Castanhas, nozes e amêndoas
  • Ovos
  • Mel
  • Carnes magras e peixes  
  • Folhas verdes
  • Aveia e centeio

Em suma são alimentos que são ricos em vitaminas e minerais que nos proporcionam um melhor funcionamento no nosso organismo e consequentemente ajuda a aumentar os níveis de serotonina no organismo.

Por fim a serotonina é responsável por atribuir o bom humor ao indivíduo, estando com seu transmissor baixo é normal que a pessoa se sinta mal-humorado e sem paciência. Contudo, além disso a baixa nesse transmissor pode causar inquietação e deixar as pessoas propensas a depressão por exemplo.

Não deixe de comentar o que achou desse neurotransmissor que ajuda a melhorarmos o nosso humor e consequentemente nos traz tantos benefícios a saúde.

Todo dia é dia de felicidade, A VIDA É RARA! – Leia!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe