Mesmo com a crise financeira que está abalando o Brasil, o pagamento do PIS 2022 ainda poderá ser feito. As informações foram dadas pelo Ministro da Economia, Paulo Guedes. Como ele diz, o dinheiro para pagar todos os beneficiários estará garantido e sairá do Orçamento Geral da União (OGU).
Agora o que nos resta saber é se esse pagamento também acontecerá mesmo em 2022, já que a data limite anunciada foi para 1º de abril ainda deste ano. Fique atento(a) aqui em nosso site para mais informações!
O Que é PIS?
PIS é a sigla que significa Programa de Integração Social. O conhecido PIS é um programa feito pelo Governo Federal que tem como principal objetivo incentivar a formação de capital de dentro da classe trabalhadora.
O PIS também é usado pela maioria de empresas para abater o valor das contribuições sociais obrigatórias sobre a folha de pagamento de seus funcionários.
Os trabalhadores que vão receber o PIS têm direito também a uma série de benefícios, como o abono salarial e o seguro-desemprego. Além disso tudo, o PIS também vai pode ser usado para financiar a educação dos trabalhadores e para facilitar o acesso a crédito do mesmo.
E quem tem direito para Receber o PIS?
Praticamente todo trabalhador brasileiro e que receba até dois salários mínimos, também tenha a sua carteira devidamente assinada e sem pendencias, esses também são os que tem direito a receber o abono salarial.
Agora para você saber se tem direito a receber o pagamento do PIS 2022 vai ser necessário se enquadrar em algumas das exigências do Governo Federal:
- Ter no mínimo cinco anos de inscrição no PIS/Pasep;
- Ter trabalhado no mínimo 30 dias com carteira assinada em 2021 (ano-base).
- Também é necessário estar com os dados devidamente atualizados na RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) e também no eSocial.
E os valores?
O valor vai ser referente ao pagamento do seu abono(PIS) também irá depender da quantidade de meses que você trabalhou no ano do calculo, no caso, em 2022 com carteira assinada.
Como faço para Receber o Pagamento do PIS?
Para você receber o pagamento do PIS, todos os trabalhadores deverão se inscrever no programa. As inscrições podem ser feitas online, e também pelo site da Caixa Econômica Federal, ou nas agências da Caixa Federal.
Para você se inscrever, todos os trabalhadores deverão ter em mãos o Cartão de PIS, o CPF e um documento de identificação. E com tudo isso, é preciso informar o número do NIS, que pode ser encontrado no Cartão de PIS ou na Carteira de Trabalho.
Uma vez inscrito, os trabalhadores receberão um SMS da Caixa informando quando o pagamento estará disponível. O pagamento do PIS pode ser feito em dinheiro, cheque ou cartão de débito.
Como consultar o seu PIS 2022?
Mesmo o PIS de 2022 ainda não está com seu calendário definido, sendo assim, você poderá consultar para saber exatamente quanto terá direito a receber durante a liberação do pagamento do PIS 2022.
Existem ainda várias formas, muitas até bem simples, de consultar os valores a receber, são elas:
Pelo telefone da Previdência Social – Basta ligar 135 de segunda a sexta de 8 às 17 horas.
Pelo telefone gratuito Caixa Econômica Federal – Basta ligar a qualquer hora para o 0800-726-0207;
Veja pelo site do CNIS (Cadastro Nacional de InformVeja peloações Sociais;
Veja pelo site da Caixa Econômica Federal;
Veja pelo site do INSS;
Veja pelo app da CTD (Carteira de Trabalho Digital;
Veja pelo app do FGTS;
Veja pelo app Caixa Trabalhador;
Veja pelo app do Caixa Tem.
A Caixa Econômica informa, que todos os atendimentos relacionados ao abono salarial podem ser consultados também no seu internet banking, ou caso o trabalhador prefira, poderá agendar um atendimento em uma agência mais próxima de segunda a sexta.
O pagamento do PIS 2022, será pago esse ano?
O Governo Federal alegou que estava sem recursos no orçamento para pagar o PIS 2021 no ano de 2022.
Ainda durante o pagamento do auxílio emergencial, o próprio ministro da economia (Paulo Guedes) informou que o pagamento sofreria um atraso de um ano para outro, desta forma, ficou acumulado o pagamento dos PIS referentes a 2021 e 2022.
O PIS 2021
O pagamento do PIS referente ao ano-base de 2021 começou a ser liberado a partir de 8 de fevereiro de 2022, e se estende até 29 de dezembro para trabalhadores nascidos em dezembro.
O PIS 2022
De acordo com fontes diretas do próprio Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat), o PIS 2022 não será mais pago em 2023, e a previsão para liberação do calendário de saques, está prevista somente para o primeiro semestre de 2023.
Fontes já dão o certo, que o pagamento do PIS 2022 será o primeiro de uma série que contará com todos os pagamentos atrasados, ou seja, a partir de 2023, o Governo Federal irá sempre deixar um ano em atraso, por exemplo:
Pis 2022 será pago em 2023, PIS 2023 somente em 2024, e assim por diante.
Para a maioria dos trabalhadores brasileiros, embora seja apenas um salário mínimo, o saque do abono salarial é uma excelente alternativa de ajudar nas contas, e uma boa ajudinha para fechar o mês. Agora é só aguardar todas as possíveis novidades ou as alterações no calendário.